Uma pesquisa realizada com mais de 7 mil empreendedores de pequeno e médio porte, a respeito das expectativas de vendas para o Dia dos Pais, revelou que a maioria (89%) está otimista em relação a essa data comemorativa. Os segmentos mais confiantes são os bares e restaurantes, representando 32% dos participantes da pesquisa, seguidos por lojas físicas e online que comercializam calçados e acessórios, com 10% das respostas.
“Entre esses empreendedores de pequeno e médio porte, quase um terço espera um crescimento de 20% nas vendas durante esse período. Além disso, 31% e 11% estimam um aumento de vendas de até 10% e 15%, respectivamente”, compartilha Daniel Davanço, Country Head de Pagamentos para Empresas do Mercado Pago, responsável pela pesquisa.
A estratégia para impulsionar as vendas na data concentra-se no aumento do tíquete-médio: 32% dos entrevistados esperam que os presentes, sejam eles experiências ou produtos, tenham um valor médio de R$ 300. Para estimular as vendas, as PMEs estão adotando principalmente ações promocionais, incluindo descontos progressivos e pacotes de produtos com preços mais acessíveis.
“Quase um terço deles está utilizando descontos progressivos como tática para atrair mais clientes: quanto mais comprarem, maior será o desconto. Além disso, 24% estão criando pacotes com diversos produtos de valores mais baixos e 21% estão utilizando a abordagem ‘compre um e leve dois'”, informa o executivo.
Quanto à preparação para meios de pagamento visando garantir as vendas, 95% das PMEs com operações físicas afirmaram usar maquininhas de cartão, consideradas o meio mais rápido de venda. Além disso, 70% acreditam que a agilidade dos pagamentos por aproximação e a preferência dos clientes por esse método são fatores decisivos para aproveitar a sazonalidade e aumentar as conversões.
“As PMEs estão cada vez mais atentas às necessidades de seus clientes e investem em melhorias para atendê-los. Aceitar pagamentos com cartão, por exemplo, muitas vezes influencia a decisão de compra do consumidor. Ao adquirir um presente, o cliente costuma considerar a possibilidade de parcelamento”, reforça Davanço.
Nesse contexto, o cartão de crédito surge como a principal aposta dos lojistas, sendo a forma de pagamento preferida por 46% deles para o período. Logo em seguida, o Pix é mencionado por 34% dos empreendedores de pequeno e médio porte.
Aqui no Piauí os empresários do setor do comércio também estão otimistas em relação ao incremento das vendas em função do Dia dos Pais. Mas, um crescimento bem inferior ao da pesquisa nacional. O presidente do Sindilojas, Tertulino Passos acredita num percentual em torno de 10% de crescimento em relação ao mesmo período do ano passado.
“Acreditamos que o comércio de calçados, bolsas e cintos seja o mais beneficiado. A venda média deve ficar na faixa de 250 reais. É o que esperamos e estamos confiantes afinal, pai é pai e merece uma boa recompensa nessa data”, f