Nesta segunda-feira (31), a Receita Federal efetua o pagamento do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023, beneficiando um total de 5,6 milhões de contribuintes (exatamente 5.632.036 pessoas). O valor total a ser restituído é de R$ 7,5 bilhões, equivalente ao montante pago nos dois primeiros lotes.
Uma característica diferencial deste lote é que, ao contrário dos pagamentos realizados em maio e junho, este é o primeiro a incluir contribuintes fora do grupo prioritário. Ao todo, 1.600.964 contribuintes não prioritários, que enviaram suas declarações até o dia 23 de março, receberão a restituição neste momento.
A partir da meia-noite desta segunda-feira, a restituição do terceiro lote do Imposto de Renda 2023 será depositada nas contas bancárias indicadas pelos contribuintes na entrega da declaração do IRPF. Caso ocorram problemas com a conta informada, como desativação, por exemplo, os valores estarão disponíveis para resgate no Banco do Brasil por até um ano.
Caso algum contribuinte não receba a restituição na conta informada devido a questões como conta desativada, será possível reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, acessando o endereço https://www.bb.com.br/irpf, ou entrando em contato com a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). Essas opções estarão disponíveis para resolver quaisquer questões relacionadas ao recebimento da restituição.
Conforme o critério de prioridade legal, os contribuintes que têm direito à restituição continuam sendo atendidos antes dos demais. Essa categoria inclui contribuintes com 80 anos ou mais, idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência física ou mental ou moléstia grave, bem como aqueles cuja principal fonte de renda é o magistério. Também estão incluídos nesse grupo os que optaram pela declaração pré-preenchida e aqueles que solicitaram a restituição via PIX.