Eu conheço a maior parte da costa brasileira e consequentemente suas praias. O país possui um litoral com 7.367 km, banhado a leste pelo oceano Atlântico. O contorno da costa brasileira aumenta para 9.200 km se forem consideradas as saliências e reentrâncias do litoral.
Mas hoje vamos viajar sobre um pedacinho desse tesouro natural do litoral brasileiro. Vou te levar para conhecer um pouco do que são os Lençóis Maranhenses. Esse tesouro natural fica no Maranhão e é uma das regiões turísticas mais impressionantes e únicas do Brasil.
Os Lençóis Maranhenses conhecidos por suas vastas dunas de areia branca e lagoas de água doce (são mais de 35 mil lagoas) criando uma paisagem de tirar o fôlego. As opções turísticas dos Lençóis Maranhenses são diversas e oferecem experiências incríveis para os visitantes.
Abaixo estão algumas das principais opções turísticas nesta região:
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – O parque é a principal atração da r;taegião, abrangendo cerca de 155 mil hectares de dunas, lagoas e manguezais. Os visitantes podem explorar as imensas dunas, nadar em lagoas de água doce (destaque para lagoa Azul e lagoa Bonita) e desfrutar de paisagens naturais deslumbrantes.
Atins – Uma charmosa vila de pescadores quase na ‘barra do Rio Preguiças, nos Lençóis Maranhenses. É uma excelente base para explorar a região e oferece a oportunidade de passeios de barco pelo Preguiças, que leva os turistas até outros provoados, Mandacaru e Caburé, dois vilarejos encantadores. No Mandacaru fica um dos pontos turísticos dos Lençóis, Farol de Preguiças. Também chamado de Farol do Mandacaru é administrado pela Marinha do Brasil. Possui uma torre de concreto branca, troncoônica, e ainda hoje funciona orientando embarcações que passam pelo Atins. Foi nesse lugar que naufragou o navio Ville Boulongne, com o grande poeta Gonçalves Dias a bordo. Até hoje o corpo do poeta caxiense nunca foi encontrado.
Final de tarde no Pier de Barreirinhas, o principal point da cidade – Foto: Reprodução
Barreirinhas – Outra cidade base para explorar os Lençóis Maranhenses, Barreirinhas oferece uma série de opções de hospedagem, restaurantes e agências de turismo para auxiliar nas aventuras pelo parque. Além disso, o pôr do sol nas dunas de Barreirinhas é um espetáculo imperdível.
Circuito Lagoa Azul e Lagoa Bonita – Este é um dos passeios mais populares nos Lençóis Maranhenses. O circuito geralmente envolve caminhar pelas dunas e visitar as lagoas de água cristalina, como a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita, que oferecem vistas deslumbrantes da paisagem.
Em meio a um pequeno arquipélago, a Lagoa Azul encanta o turista pelo tom da água. A piscina natural se assemelha às cores do mar do Caribe e transforma o local em um dos prediletos dos visitantes para mergulho de snorkeling ou simplesmente para curtir um banho de mar. O passeio é um dos mais comuns para quem visita Barreirinhas,
Circuito da Lagoa Bonita – Um dos mais populares roteiros do município de Barreirinhas. Ele está entre os mais belos passeios dos Lençóis Maranhenses e é feito de ‘jardineira’ (jipe adaptado com bancos para melhor conforto do passageiro) . Esse circuito se destaca por uma íngreme subida de duna, onde há até ajuda de uma corda. A subida, com 30 m de altura, é recompensada por uma das mais lindas paisagens entre os passeios do Parque Nacional do Lençóis Maranhenses.
Canto do Atins – Uma área preservada, com vastas dunas e lagoas, perfeita para quem busca uma experiência mais tranquila e isolada. Aqui, o visitante pode desfrutar de caminhadas pelas dunas e relaxar nas lagoas menos frequentadas. O vento é uma companhia constante.
Sabe aquele passeio que nos remete a outros tempos, quando não havia barulho de carros, motos ou vendedores gritando pelas ruas e calçadas? Ele existe é em Canto do Atins. Um lugar onde se pode passear por areias fofas, avistar casas simples isoladas por cercas de madeira, com alguns animais perdidos pelas ruas de areia? E alí pertinho encontras-e o mar, praias, lagoas e dunas a perder de vista, sob o sol escaldante do Nordeste.
Vassouras – Também conhecido como “Pequenos Lençóis”, é uma povoado localizada entre o Caboré e a cidade de Barreirinhas com dunas e lagoas de beleza singular.
Chega-se nas Vassouras de barco pelo Rio Preguiças. De voadeira (lancha pequena de alumínio com motor de popa) chega-se mais rápido. O turista pode subir as dunas e caminhar pela areia ou experimentar ainda um emocionante passeio de bóia puxada por uma lancha.
Praia do Caboré – Eis outro lugar ímpar na costa brasileira. O povoado do Caboré é uma faixa estreita de terra entre o mar (oceano Atlântico) e o Rio Preguiças (a área mais estreita chega a 200 metros de areia). É parada obrigatória dos passeios de barco, quadricíclo, jeep. No Caboré o visitante contra com pousadas rústicas e sofisticadas. A Pousada Paturi é uma opção para hospedagem e boa gastronomia. Além dos banhos de rio e mar é possível contemplar o por do sol e a revoada dos pássaros no final da tarde.
Delta do Parnaíba – Embora não esteja dentro dos Lençóis Maranhenses, o Delta do Rio Parnaíba é uma opção de turismo próximo e igualmente impressionante. É o único delta em mar aberto nas Américas, proporcionando passeios de barco para conhecer a rica fauna e flora da região. O passeio no Delta é feito pelo Porto de Tatus, no município de Ilha Grande, já no litoral do Piauí.
Chegamos ao final de nossa viagem aos Lençóis Maranhenses, mas tem muito mais para se ver e curtir por lá. Essas são apenas algumas das opções turísticas disponíveis nos Lençóis. A região oferece uma experiência única de contato com a natureza, proporcionando ao visitante a oportunidade de explorar paisagens de tirar o fôlego e desfrutar da beleza natural desse tesouro ecológico único do Brasil.
Por Douglas Ferreira