Move Notícias

Publicado em: 28 julho 2024 às 11:48 | Atualizado em: 28 julho 2024 às 11:55

Cresce a periculosidade da profissão de motorista de aplicativo em Teresina: mais um caso de sequestro

Por Douglas Ferreira

A quadrilha tinha como integrante uma mulher que atraia o motorista com chamada por aplicativo – Foto: Reprodução

O exercício da profissão de motorista de aplicativo está se tornando cada vez mais perigoso em Teresina. Casos de sequestro e assassinato de motoristas e mototaxistas de aplicativo são frequentes, gerando ansiedade e temor entre os profissionais da categoria.

“A gente sai para trabalhar sem saber se vai voltar para casa viva”, desabafa Sarleide Ferreira, que trabalha como motorista de aplicativo há cinco anos. Embora nunca tenha passado por uma situação de violência pessoalmente, Sarleide acompanha com tristeza os relatos de seus colegas.

“Nosso trabalho é um desafio diário diante de uma realidade de violência que tomou conta de Teresina”, conclui.

Sequestro de motorista de aplicativo na zona Sul de Teresina

No último sábado, 27, um motorista de aplicativo que não teve o nome revelado passou por momentos de terror ao ser sequestrado por uma quadrilha na capital. Segundo o coronel Audivam Nunes, a quadrilha era composta por três homens e uma mulher, sendo esta última responsável por chamar a corrida.

Foi a mulher que fez a chamada para o aplicativo – Foto: Reprodução

Quando o motorista chegou ao local combinado, no bairro Torquato Neto, na zona sul de Teresina, foi rendido pelos criminosos armados, que utilizaram o carro para realizar uma série de assaltos, mantendo o motorista como refém no porta-malas.

A quadrilha seguiu até a zona Norte de Teresina, onde foi interceptada pelo BPRONE, após realizar uma série de assaltos. O grupo foi preso em flagrante e o motorista foi libertado ileso.

“Estávamos fazendo patrulhamento na zona norte de Teresina quando obtivemos a informação através do nosso COPOM de que um motorista de aplicativo tinha sido sequestrado na zona Sul, mais precisamente na região do Torquato Neto”, conta.

E o coronel Audivam prossegue, “Daí, em direção à zona Norte, esse pessoal fez vários assaltos na zona Sul e nos deparamos com eles aqui na região Norte da cidade. Fizemos a abordagem desses indivíduos e conseguimos lograr êxito na prisão deles. A vítima estava dentro do porta-malas e conseguimos tirar ele são e salvo”.

Ação policial e prisão da quadrilha

De acordo com o coronel, a quadrilha já havia roubado vários celulares e outros pertences durante a série de assaltos. “Esses indivíduos foram presos e estavam portando uma arma de fogo, vários celulares roubados, cordões, entre outros pertences. O BPRONE tirou uma quadrilha de circulação”, destacou o coronel.

Um alerta para a sociedade

O caso de sequestro e assalto desse motorista de aplicativo não é um fato isolado e reflete a crescente insegurança enfrentada pelos profissionais do setor em Teresina. A constante ameaça de violência transforma a profissão em um desafio diário, exigindo atenção redobrada e medidas de segurança tanto por parte dos motoristas quanto das autoridades responsáveis pela segurança pública.

A esperança é que ações efetivas possam reduzir esses riscos e garantir a segurança dos trabalhadores que, diariamente, saem às ruas para garantir seu sustento.