Por Wagner Albuquerque com informações de Cidade Verde
Durante visita a Teresina, o ex-jogador Cafu concedeu uma entrevista ao Cidade Verde Esporte, onde falou sobre as mudanças no futebol brasileiro, criticou a falta de identidade dos jogadores e relembrou a conquista do pentacampeonato mundial da Seleção Brasileira, quando era o capitão. O pentacampeão veio à capital piauiense para o lançamento da Taça das Favelas.
Cafu destacou que, em sua época, havia uma identidade muito forte dos jogadores com a seleção brasileira, o que não acontece nos dias atuais. “Eu fico indagando: por que que mudou tanto? Hoje, o perfil do atleta que veste a camisa da seleção brasileira é diferente daquele dos atletas que ganharam mundiais. Talvez pela mudança de valores, de comprometimento. Antigamente, tínhamos uma identidade muito grande com os clubes, com a Seleção Brasileira e com o povo brasileiro. Infelizmente, isso hoje você vê pouco”, afirmou.
Ele também pontuou que falta identidade dos jogadores com o povo. “Me fala hoje, quais são os três craques brasileiros unânimes jogando no futebol brasileiro? Você vai ter dificuldade para responder. Depois do Neymar, não produzimos mais um craque que seja unânime com todas as torcidas. O que falta hoje é identidade com o povo brasileiro”, criticou.
Na entrevista, Cafu comemorou sua participação nas conquistas de 1994 e 2002. “Essas conquistas são histórias que não se apagam, vão ficar para o resto da vida. Não existe ex-campeão. Campeão é para sempre e será eternizado”, finalizou.