Move Notícias

Publicado em: 4 julho 2024 às 10:50 | Atualizado em: 4 julho 2024 às 10:50

Prazo para trocar antena parabólica tradicional pela digital termina em agosto; entenda por que sinal será interrompido

Por Wagner Albuquerque com informações de G1

Foto: Reprodução.

A costureira Maria Moreira de Souza é uma telespectadora fiel. “Eu amo televisão. Minha companheira é a televisão”, diz ela. No entanto, há dois anos, a qualidade da imagem que assistia piorou. “Ficava assim, fazendo aqueles quadradinhos. Aí, de vez em quando, dava esse tilt nela”, conta Maria. Ao se informar sobre a mudança tecnológica e o corte do sinal de TV captado por sua antena, ela solicitou a troca gratuita da antena em sua casa, em Fortaleza. “A imagem ficou super limpa, não tinha mais nem aqueles chuvisquinhos, nem quadradinhos, nem nada. Ficou tudo perfeito, maravilhosa”, comemora.

Todos os sinais das parabólicas antigas serão desligados até dezembro. No caso da Globo, as antenas conectadas aos receptores analógicos perderão o sinal no dia 18 de agosto. A interrupção do sinal foi determinada quando a Anatel criou as regras para a entrada do 5G no Brasil. Essa nova geração de internet móvel opera na Banda C, a mesma faixa de frequência usada pelo sinal de TV dos canais abertos transmitido pelas parabólicas tradicionais. A interferência causada por essa sobreposição de frequências resulta em imagens com chuviscos e quadradinhos, como relatou Dona Maria, além de quedas na conexão.

A antena parabólica digital opera em uma faixa de frequência diferente, livre de interferências. Para garantir uma boa recepção, é necessário verificar o tipo de antena parabólica instalada. As parabólicas tradicionais, com aro de até 3 metros de diâmetro e tela e hastes no centro, precisam ser trocadas. Já a antena digital, menor e feita com uma chapa rígida, não necessita de substituição. Outros modelos, como as antenas externas “espinha de peixe” e as antenas internas, já recebem sinal digital e não precisam ser trocadas.

Pacotes com antena digital, receptor de sinal e cabos estão disponíveis para compra online e em lojas físicas. Famílias inscritas em programas sociais do governo federal que usam parabólicas antigas podem receber uma antena nova gratuitamente. Com a parabólica digital, os telespectadores têm acesso a uma imagem e som de melhor qualidade e programação regional sem custo. “O benefício é enorme, porque você está indo para um sinal digital. A gente está oferecendo um sinal mais próximo da realidade do nosso telespectador”, explica Ana Eliza Faria e Silva, gerente de regulatório e telecom da TV Globo. Instruções detalhadas sobre a troca de antenas estão disponíveis no site sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800-729-2404.