Por Wagner Albuquerque
A Americanas anunciou que as lojas online Submarino e Shoptime serão encerradas e integradas à sua própria operação. Com décadas de história e parte do mesmo grupo desde os anos 2000, as duas marcas terão suas atividades unificadas à Americanas. A mudança ocorre após a empresa entrar em recuperação judicial em 2023, devido a um rombo bilionário nos balanços financeiros, atualmente sob investigação da Polícia Federal.
Clientes de Submarino e Shoptime começaram a receber notificações por e-mail sobre a mudança. A Americanas já disponibilizou páginas dedicadas à migração das lojas, fornecendo informações e respostas a possíveis dúvidas relacionadas a pedidos, garantias e vale-compras.
Em declaração ao jornal O Globo, a Americanas afirmou que a unificação visa uma “operação mais ágil, rentável e eficiente”, fortalecendo o setor digital da companhia sob a marca Americanas. Desde maio, equipes da empresa estão trabalhando no desligamento de Shoptime e Submarino, incluindo a transferência de conteúdos para a nova plataforma.
Submarino, uma das pioneiras do e-commerce no Brasil, foi fundada em 1999 e adquirida pela Americanas em 2006. Shoptime, famoso por vendas televisivas, foi incorporado ao grupo em 2005, mas seu canal de TV foi extinto em 2023. A mudança marca o fim de uma era para essas marcas icônicas, agora consolidadas sob a bandeira da Americanas.