Por Wagner Albuquerque
Caso o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desista da candidatura, a ex-primeira-dama Michelle Obama é o único nome democrata capaz de vencer Donald Trump nas eleições de novembro. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Reuters em parceria com o Ipsos, divulgada nesta terça-feira (2).
Segundo o levantamento, Michelle venceria Trump por 50% a 39% caso disputasse a eleição. No entanto, a ex-primeira-dama já afirmou diversas vezes que não pretende concorrer ao cargo. A pesquisa ainda indica que nenhum dos outros nomes democratas cotados para substituir Biden conseguiria vencer o candidato republicano em um confronto hipotético.
A atual vice-presidente, Kamala Harris, tem 42% das intenções de voto, enquanto Trump possui 43%. O governador da Califórnia, Gavin Newsom, também está atrás do republicano, com 39% contra 42%. Outra possível substituta, a governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, recebeu 36% de apoio, enquanto Trump tem 41%. A pesquisa revelou ainda que um em cada três democratas acredita que Biden deveria desistir da eleição após seu desempenho questionável no debate contra Trump. Apesar das críticas, Biden afirma que não pretende sair da disputa e o Partido Democrata tem manifestado apoio a sua candidatura, embora haja rumores de possíveis discussões internas sobre sua substituição.