Por Wagner Albuquerque
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na manhã desta sexta-feira em Teresina para o encerramento da Caravana Federativa, no Centro de Convenções, Avenida Marechal Castelo Branco.
O evento é uma realização do governo federal, em parceria com o Governo do Piauí e a Associação Piauiense de Municípios (APPM), com o patrocínio do Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Conta, ainda, com o apoio do Sebrae/PI e da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Além disso, representa a tentativa de democratizar o acesso aos programas e serviços essenciais, permitindo a troca de experiências e melhores práticas entre os entes federativos.
O governador Rafael Fonteles expressou gratidão ao governo federal pela parceria nos investimentos ao Estado, destacando a intenção de fortalecer áreas cruciais como transformação digital, energética, indústria e produção de grãos. Rafael Fonteles ressaltou a importância desses investimentos para o desenvolvimento sustentável e o progresso econômico do Piauí.
Presença de autoridades
A solenidade contou com a presença do presidente Lula, além de várias autoridades de destaque, como o governador Rafael Fonteles, o ministro do desenvolvimento social Wellington Dias, o ministro das relações institucionais Alexandre Padilha, a ministra da gestão e inovação Esther Dweck, a ministra da saúde Nísia Trindade, a ministra das mulheres Cida Gonçalves, o ministro dos Portos e A,eroportos Silvio Costa Filho, o ministro das Cidades, Jader Filho, e o ministro dos Transportes, Renan Filho. Também estiveram presentes o senador Marcelo Castro e o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Franzé Silva, além de deputados estaduais e federais.
Anúncios de investimentos
Durante o evento, o ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou a construção de 1.351 imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida em várias cidades do Piauí, incluindo Água Branca, José de Freitas, União, Piripiri e Teresina. Ele destacou o investimento de R$ 57 bilhões no Estado por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) desde o início da gestão de Lula. A ministra Esther Dweck anunciou a construção da Fiocruz do Sertão, em Teresina, e do Polo de Inovação do IFPI no Centro da cidade.
Transformação digital e inclusão social
A ministra da gestão e inovação, Esther Dweck, enfatizou a ampliação dos sistemas entre os Estados e o governo federal para reservar vagas de trabalho para mulheres vítimas de violência e promover a digitalização dos processos de saúde e educação. Ela destacou o Piauí como o Estado mais digital do Brasil, mencionando a importância da interoperabilidade dos dados para a formulação de políticas públicas eficazes e a economia de dados como o futuro.
A Caravana Federativa
A Caravana Federativa atraiu mais de 200 prefeitos dos 224 municípios do Piauí. Segundo o ministro Padilha, foram realizados mais de 2.300 atendimentos nos Estandes das três esferas governamentais durante os dois dias de evento no Centro de Convenções de Teresina. O presidente Lula, que chegou à capital do Piauí vindo de Fortaleza, visitou os estandes antes de participar da cerimônia de encerramento e seguir viagem para São Luís, no Maranhão.
Além disso, o Ministério das Mulheres anunciou um investimento de R$ 1,3 milhão para a construção de lavanderias comunitárias em Teresina e Parnaíba e a assinatura de um acordo de cooperação técnica para a implementação de cotas para mulheres em situação de violência nas contratações públicas federais.