Por Wagner Albuquerque
O Governo Federal anunciou recentemente mais uma ferramenta para ajudar no combate aos golpes e fraudes que usam CPF das pessoas. Conhecido como Proteção do CPF, a nova ferramenta faz com que empresas e determinados setores só consigam usar o CPF de alguém apenas quando o uso for autorizado pelo mesmo.
O que por sua vez evitará surpresas caso alguém tente usar seu CPF em outro lugar com intuito de realizar alguma fraude ou golpe. Além disso, outros órgãos registradores, como, por exemplo, Juntas Comerciais, Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas e OAB, ficam impossibilitados também de usar seus dados após impedir o uso sem autorização.
Proteger o seu CPF com essa nova função é bem simples e grátis, pois pode ser feita diretamente no site do Governo Federal. Confira abaixo o passo a passo de como fazer:
- Acesse o site oficial da Proteção do CPF no gov.br;
- Após acessar, faça login com sua conta gov.br;
- Depois, autorize o uso de dados pessoais no serviço escolhido;
- Na próxima tela, clique no botão “Impedir Participação”;
- Em seguida, marque a opção de Declaração da sua participação e confirme;
- Em uma nova janela que surgir, clique na opção “Sim” para confirmar o impedimento.
Após realizar todo esse processo, você voltará para o menu principal e verá que a situação de “Permissão para Participar de CNPJ” estará definida como “Impedido”. Isso significa que deu certo.
Só em novembro de 2023, houve mais de 25 mil tentativas de fraudes e só em outubro foram quase 1 milhão de tentativas. Então, todo cuidado é pouco ao usar seus dados na internet, principalmente seu CPF.