Move Notícias

Publicado em: 14 junho 2024 às 10:58 | Atualizado em: 14 junho 2024 às 11:20

Inscrições para o Enem 2024 terminam hoje; saiba como se inscrever

Por Wagner Albuquerque

Foto: Reprodução.

Hoje, sexta-feira (14), encerra-se o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br para realizar sua inscrição. A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, deve ser paga até quarta-feira (19).

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todas as unidades federativas do Brasil. Solicitações de atendimento especializado e tratamento pelo nome social também devem ser realizadas até hoje, 14 de junho. É importante ressaltar que estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas estão isentos da taxa de inscrição.

O Ministério da Educação (MEC) ajustou o cronograma do Enem para garantir a participação dos estudantes do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes. Um balanço recente divulgado pelo MEC demonstrou que praticamente 100% dos concluintes do ensino médio da rede pública já estão inscritos no Enem em estados como Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

COMO SE INSCREVER?

O primeiro passo para fazer a inscrição do Enem 2024 deve ser o cadastro do participante no Gov.br. Caso já tenha, basta seguir os passos:

  1. Acesse a página do participante, no portal do Inep, escolha a opção “Inscrição”. Siga os comandados da assistente virtual, informando seu CPF, data de nascimento, dados pessoais e endereço. 
  2. Em seguida, informe o estado e o município onde deseja que a prova seja aplicada. 
  3. Escolha qual língua estrangeira deverá ter em sua prova. 
  4. Confira os dados e envie uma foto, conforme as orientações fornecidas. Depois, é só acompanhar sua situação pela Página do Participante. 

ENEM

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e também é a principal porta de entrada para a educação superior no país.

Os resultados da avaliação podem ser usados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e também são aceitos em instituições privadas e de outros países de língua portuguesa que tenham acordo com o Brasil.

Os estudantes que não concluíram o ensino médio também podem participar na condição de treineiros, para autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação básica.