Move Notícias

Publicado em: 31 maio 2024 às 15:22 | Atualizado em: 31 maio 2024 às 15:24

Quer saber quais serão os próximos feriados em 2024? Veja aqui!

Por Wagner Albuquerque

Foto: Reprodução.

Apesar de ser considerado ponto facultativo pelo governo federal, o Dia de Corpus Christi proporcionou um merecido descanso a alguns trabalhadores nesta quinta-feira (30). Em algumas cidades onde foi decretado feriado, alguns sortudos conseguiram emendar a folga com o fim de semana, aproveitando ao máximo esse momento de tranquilidade.

No entanto, os que não tiveram essa oportunidade precisarão esperar um pouco mais pelo próximo feriado nacional, a Independência do Brasil, que ocorrerá somente em três meses. O próximo feriado que oferece a chance de um “feriadão” próximo a um final de semana será em novembro, na Proclamação da República.

Em 2024, o calendário apresenta poucos “feriadões”. Dos dez feriados nacionais, apenas três ofereceram a possibilidade de prolongar a folga, como o Dia da Confraternização Nacional (1º de janeiro) e a Paixão de Cristo (29 de março). Cinco feriados caíram em fins de semana (Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados) ou em quartas-feiras (Consciência Negra e Natal).

No calendário, os próximos feriados serão nas seguintes datas:

Veja as datas dos pontos facultativos de 2024:

Novos feriados nacionais e pontos facultativos

Este ano, o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) tornou-se feriado nacional, aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente Lula. A lei originou-se de um projeto do Senado (PL 3268/21) e foi aprovado pela Câmara dos Deputados no mês passado, com a deputada Reginete Bispo (PT-RS) como relatora. A data marca a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, e já era feriado em seis estados e cerca de 1,2 mil cidades.

Além dos feriados nacionais, há oito pontos facultativos para os órgãos federais. Autoridades municipais e estaduais podem transformar pontos facultativos, como Corpus Christi, em feriados locais, permitindo feriados prolongados adicionais em 2024. Serviços essenciais não serão prejudicados por essas datas.

Tags: