Por Wagner Albuquerque
Apesar do avanço do turismo após a pandemia, a recuperação do setor tem sido desigual em muitos países. Algumas economias estão mais bem posicionadas para implementar mudanças que alavanquem viagens, respondendo a riscos e garantindo crescimento sustentável.
A recuperação do turismo tem coincidido com o aumento da conectividade das rotas aéreas globais, maior abertura internacional e aumento do investimento em recursos naturais e culturais que atraem visitantes. No entanto, a procura por viagens não relacionadas ao lazer, como as viagens a trabalho, ainda está atrasada e há uma escassez de mão-de-obra.
O Índice de Desenvolvimento de Viagens e Turismo (TTDI) do Fórum Econômico Mundial traz dados que servem de referência para os países avaliarem seu progresso. Embora 71 das 119 economias tenham melhorado suas pontuações entre 2019 e 2023, o avanço médio foi de apenas 0,7% acima dos níveis pré-pandemia.
A Europa domina as 10 principais economias em turismo, embora o primeiro lugar seja conquistado pelos EUA. O Brasil aparece apenas na 26ª colocação. Confira quais os dez melhores destinos para “turistar” em 2024:
Veja o ranking
- Estados Unidos
- Espanha
- Japão
- França
- Austrália
- Alemanha
- Reino Unido
- China
- Itália
- Suíça