Por Douglas Ferreira
A Toyota, líder mundial na fabricação de automóveis, surpreendeu o mercado automotivo ao anunciar a retirada da Hilux SRX, sua picape mais popular no Brasil, de sua linha de produção. Esta versão representou 44% das vendas totais da Toyota Hilux no país no ano passado, o que levanta questionamentos sobre os motivos por trás dessa decisão inesperada.
A empresa explicou que a Hilux SRX ainda está presente em seu portfólio, agora sob o nome de SRX Plus, como parte de sua estratégia de vendas. Além disso, a Toyota revelou uma série de atualizações na nova versão, incluindo mudanças significativas no sistema de suspensão.
A decisão de descontinuar a Hilux SRX em favor da SRX Plus foi motivada pelas melhorias implementadas nesta última versão. A SRX Plus apresenta bitolas mais largas, uma altura do solo aumentada, aprimoramentos nos amortecedores e uma barra estabilizadora no eixo traseiro, entre outras características. Essas atualizações visam melhorar a dirigibilidade, a estabilidade e o desempenho da picape em uma variedade de condições de condução.
Em termos de preço, a Hilux SRX Plus é oferecida a um valor de R$ 334.890, representando um aumento em relação ao preço anterior da SRX. Esta diferença de preço também se reflete em comparação com a Hilux SRV. Apesar do aumento no custo, a picape mantém seu motor turbo diesel de 2.8 litros, produzindo 204 cv de potência e 50,9 kgfm de torque, combinado com um câmbio automático de seis velocidades e tração nas quatro rodas.
Essas mudanças destacam o compromisso da Toyota em oferecer aos consumidores brasileiros uma picape ainda mais robusta e moderna, com tecnologias avançadas de segurança e conforto, mantendo-se competitiva no mercado automotivo nacional.