Por Wagner Albuquerque
Durante um comício em Wildwood, no Estado de Nova Jersey, no sábado à noite, que atraiu cerca de 100 mil pessoas, o ex-presidente Donald Trump, do partido Republicano, lançou críticas ao presidente democrata Joe Biden, chamando-o de “idiota total”.
Trump, que estará na corrida pela Casa Branca nas eleições de novembro, acusou Biden de ser o pior presidente na história, não só dos Estados Unidos, mas globalmente. O conservador afirmou que seu rival político causou danos sem precedentes ao país.
“Você poderia somar os dez piores presidentes da história dos Estados Unidos”, disse Trump à multidão, “e ainda assim eles não teriam causado tanto dano quanto esse idiota total.”
O republicano, vestido com seu característico terno azul, gravata vermelho-sangue, cor que representa seu partido, e o boné com seu slogan “Make America Great Again” (“Faça a América grande novamente”, em tradução para o português), concentrou suas críticas em Biden, chamando-o de “tolo” e “não um homem inteligente”.
Além das críticas às várias políticas da administração Biden, Trump também atribuiu ao presidente democrata a culpa por seus problemas legais. O republicano comparou essas práticas com as de “repúblicas de bananas”, consideradas inapropriadas para os Estados Unidos.”
No decorrer do discurso, que foi estrategicamente moderado para cumprir uma ordem judicial de mordaça, Trump classificou as acusações legais que enfrenta como injustas e motivadas politicamente.
Ele também criticou o ex-governador de Nova Jersey, Chris Christie, que tentou disputar a vaga dentro do partido para a corrida presidencial e condenou a decisão da administração Biden de impedir um envio de munições para Israel.
Trump também aproveitou a oportunidade para destacar os feitos de sua administração. Ele ressaltou ter liderado a “maior economia da história do nosso país” e prometeu que tanto Nova Jersey quanto a classe média americana se beneficiariam significativamente com seu retorno ao poder.
O empresário e político ainda falou sobre sua futura escolha para vice-presidente, citando o governador de Dakota do Norte, Doug Burgum, que estava presente e também discursou no comício.
“Apenas se preparem para algo — apenas se preparem!”, exclamou Trump, revelando futuros anúncios políticos.