Por Wagner Albuquerque
Arthur Morais Sousa, aluno da escola de programação Programe.io em Parnaíba, está se preparando para um intercâmbio de um mês em Massachusetts, nos Estados Unidos, visando aprimorar suas habilidades tecnológicas. Ele, também estudante do colégio estadual Liceu Parnaibano, conquistou o primeiro lugar no Seduckathon, campeonato de programação promovido pela Secretaria da Educação (Seduc) em Teresina. Cinquenta alunos de diversas escolas públicas foram selecionados para intercâmbios nos EUA e na Coreia do Sul.
Arthur, surpreendendo a direção da Programe.io ao aprender programação em apenas cinco meses, destaca a importância da escola para sua participação no Seduckathon. “A Programe.io foi fundamental para que eu pudesse entrar na competição, tanto é que fui o único aluno do segundo ano do ensino médio a participar”, afirmou o jovem de 16 anos.
Eveline Sousa, mãe de Arthur, relata que os professores do Liceu perceberam seu avançado conhecimento e o incentivaram a participar do Seduckathon. “A partir daí, foi dando tudo certo, com certeza a Programe.io foi um marco muito importante para o sucesso dele ter conquistado o primeiro lugar”, disse Eveline.
O talento de Arthur o levou a ser contratado como estagiário pela Foxinline, empresa de Parnaíba pertencente a Ely Bezerra, CEO da Programe.io. Ely acredita que a experiência de Arthur na Foxinline contribuiu para sua vitória no Seduckathon. “Quando ele foi desenvolver esses projetos para a competição, ele teve uma desenvoltura para construir mais rápido, porque já tinha habilidades de um programador profissional”, explicou Bezerra.
Arthur expressa gratidão aos pais pelo apoio durante o Seduckathon, especialmente ao pai, Cleiton, que o acompanhou durante os três dias do evento em Teresina. “Esta viagem será uma ótima oportunidade para todos da equipe aprenderem e se desenvolverem como profissionais”, disse Arthur.