Por Wagner Albuquerque
Devido a uma falha em um dos seus giroscópios, o telescópio espacial Hubble foi colocado em modo de segurança, interrompendo temporariamente suas operações científicas. A NASA está empenhada em restaurar as atividades do observatório.
Segundo comunicado divulgado na sexta-feira (26), a NASA informou que a falha ocorreu em um dos três giroscópios do telescópio, acionando o modo de segurança automaticamente.
Essa falha é a mesma que levou o Hubble a entrar em modo de segurança em novembro de 2023, quando um erro semelhante foi detectado. A equipe do telescópio está atualmente trabalhando para resolver o problema.
Caso seja necessário, o Hubble pode ser ajustado para operar com apenas um giroscópio, mantendo o outro como reserva. No entanto, seu desempenho ideal é com os três giroscópios funcionando simultaneamente, visando máxima eficiência.
O Hubble recebeu seis novos giroscópios em 2009, quando foi lançada a última missão dos ônibus espaciais. Hoje, só três continuam em operação — e um deles é o que apresentou a nova falha.
Estes dispositivos fazem parte do sistema que determina a direção para a qual o Hubble está apontado durante as observações astronômicas. Só que enquanto estiver no modo de segurança, as atividades científicas ficam suspensas.
Lançado em 1990, o telescópio Hubble vem observando o universo há mais de três décadas e completou 34 anos recentemente. “A NASA antecipa que o Hubble vai continua realizando descobertas surpreendentes, trabalhando com outros observatórios, como o telescópio James Webb, nesta década e possivelmente na próxima”, finalizaram.