Por Wagner Albuquerque
O Instituto Federal do Piauí (IFPI) anuncia o edital do Programa Mulheres Mil para a seleção de candidatas aos cursos gratuitos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Horticultor Orgânico e Microempreendedor Individual (MEI).
O curso de Horticultor Orgânico visa capacitar mulheres com competências e habilidades necessárias para atender às exigências do mercado hortícola. O programa foca em sistemas de produção, culturas adaptadas ao clima regional, conceitos de cooperativismo, administração e processamento agrícola.
Já o curso de Microempreendedor Individual (MEI) pretende formar mulheres que atuam como feirantes ou que se consideram trabalhadoras autônomas em Teresina. O objetivo é capacitá-las para se tornarem microempreendedoras individuais e formalizarem suas atividades profissionais.
Os cursos terão uma carga horária total de 160 horas, com aulas no período da tarde, de segunda a quinta-feira, entre 22 de abril e 28 de junho. As candidatas devem ter no mínimo 16 anos e atender aos requisitos específicos de cada curso.
As inscrições serão feitas por ordem de chegada, com matrículas presenciais de 2 a 12 de abril no campus escolhido, mediante a apresentação dos documentos solicitados no edital.
As alunas matriculadas receberão uma bolsa-auxílio de R$ 4,00 por hora/aula, totalizando até R$ 640 ao final do curso, para ajudar nos custos de transporte e alimentação. A frequência será registrada mensalmente com base na participação nas aulas.