Move Notícias

Publicado em: 20 junho 2023 às 17:30

CPMI aprova convocação de general Gonçalves Dias

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito – CPMI, do “8 de Janeiro” aprovou, na manhã desta terça-feira, 20, a convocação do general Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional – GSI. O governo fez de tudo para blindar a ida de G. Dias à Comissão.

 

Apesar das articulações do governo Lula, o presidente da CPMI, deputado Arthur Maia (União-Brasil/BA), pautou novamente o documento. E hoje, parlamentares aprovaram, por unanimidade, a convocação do homem chave na invasão ao Palácio do Planalto.

 

Gonçalves Dias, além de aparecer nas imagens do dia 8 de janeiro recepcionando os invasores, é também apontado como o responsável por fraude em três relatórios de segurança da Agência Brasileira de Inteligência – Abin, sobre os atos do dia 8.

 

O governo finalmente “cedeu”, até mesmo porque, o ex-ministro deve ir à Câmara Legislativa do Distrito Federal, também para depor, na CPI do 8 de janeiro distrital.

 

A CPMI aprovou ainda, a ida do cel. Jean Lawand Júnior, oficial do Exército; e Saulo Moura, ex-diretor da Abin, para deporem na Comissão.

 

O oficial Jean Júnior é citado em relatório da Polícia Federal depois que algumas conversas dele com o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foram vazadas. Nas mensagens, Jean pede a Cid para convencer Bolsonaro a decretar uma intervenção militar.

 

Por Douglas Ferreira com informações da Revista Oeste