Por Wagner Albuquerque
A principal fonte de água para pelo menos 102.7 mil piauienses é o carro-pipa, que abastece todo o estado. Esse número representa 3,12% da população do Piauí, segundo o Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE).
O Piauí tem o quinto maior índice do país nesse aspecto, ficando atrás apenas de outros estados do Nordeste: Pernambuco (8,1%), Paraíba (6,6%), Alagoas (4,17%) e Rio Grande do Norte (3,54%).
Três dos 10 municípios brasileiros que mais dependem do carro-pipa como principal fonte de água são do Piauí: Marcolândia, com 91% da população nessa situação, além de Betânia do Piauí e Caldeirão Grande do Piauí.
Armazenamento de chuva
O IBGE também revelou em 2022 a proporção de piauienses que usam o armazenamento de chuva como principal fonte de água: pelo menos 50 mil piauienses, correspondendo a 1,54% da população.
Dois municípios do Piauí estão entre os 10 do Brasil que mais usam o armazenamento de água de chuva como principal fonte de água: o município de Bonfim do Piauí, para cerca de 58,75% da população, com o quarto maior índice do país; e o município de São Braz do Piauí, para cerca de 52,98% da população, com o sexto maior índice do país.
Água encanada
O Censo Demográfico 2022 mostrou que para cerca de 2,9 milhões de piauienses, que representam 89,43% da população, a água é encanada até dentro da residência – ou seja, a água chega diretamente nas torneiras, chuveiros, vasos sanitários etc. que ficam dentro da casa, apartamento ou habitação.
Para 5,97% da população, a água é encanada, mas só no terreno.
Para outros 4,60%, a água não é encanada – isto é, a água tem que ser levada em baldes, galões, veículos ou outros recipientes para ser usada pelos moradores.