Por Douglas Ferreira
Policiais militares do Piauí reforçam as equipes de captura dos dois narcotraficantes faccionados ao Comando Vermelho do Acre, que conseguiram a notável façanha de protagonizar a primeira ‘fuga’ de um presídio federal de segurança máxima no Brasil. Suspeita-se que os fugitivos ainda estejam na região de Mossoró, no Rio Grande do Norte, onde está localizada a penitenciária.
Equipes do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas da Polícia Civil (Draco) e do Batalhão Especial de Policiamento do Interior da Polícia Militar (BEPI) foram enviadas para auxiliar nas operações de busca.
A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP/PI) anunciou que atendeu a um pedido da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para disponibilizar agentes especializados no rastreamento e captura de criminosos em áreas de mata.
Os fugitivos, identificados como Rogério da Silva Mendonça, o Querubim, e Deibson Cabral Nascimento, também o Tatu, são membros da facção criminosa Comando Vermelho. Eles estão em fuga desde a última quarta-feira de cinzas. Aliás, o ministro Ricardo Lewandpwiski tentou atribuir a fuga ao carnaval.
A colaboração entre a SSP/PI e a Senappen não é inédita, pois desde o ano anterior, a Secretaria Nacional tem enviado agentes penitenciários para cooperar com o Draco/PI no combate às organizações criminosas no Piauí.