Move Notícias

Publicado em: 25 maio 2023 às 14:33

Cevap comemora o Dia da Indústria com café da manhã

Hoje, comemora-se o Dia Nacional da Indústria. A data é uma homenagem ao engenheiro paulista Roberto Cochrane Simonsen, empresário e industrial que faleceu em 25 de maio de 1948, na cidade do Rio de Janeiro.

 

Roberto Simonsen foi também intelectual, administrador, empresário, escritor e político, chegou a ocupar uma cadeira no Senado Federal. Roberto Simonsen contribuiu significativamente para o avanço da indústria brasileira.

 

Era um visionário. Em, 1912, assumiu a chefia da Diretoria Geral da Prefeitura de Santos, logo depois, fundou seu primeiro empreendimento, a Companhia Construtora de Santos, empresa que realizou obras de grande porte em toda a baixada santista.

 

Na época de Roberto Simonsen, a indústria piauiense era pequena e incipiente. Mas nas últimas décadas a nosso parque industrial deu um salto qualitativo. O setor antes acanhado hoje mostra pujança.

 

Para o engenheiro e construtor Andrade Júnior, hoje, temos em torno de 8 mil empresas no setor industrial piauiense. Um número relevante, mas que se comparado ao Estado do Ceará, por exemplo, ainda precisa crescer muito.

 

“Veja, 90% das indústrias do Estado do Piauí têm até 19 empregados e apenas nove empresas possuem um quadro acima de 500 trabalhadores em seu chão de fábrica. No Ceará a indústria é muito mais pujante”, declarou em participação recente no Business Cast, da TV Move.

 

Ele entende que precisamos ter a mentalidade do empreendedor, para desenvolver nossa indústria e fazer o Estado crescer. “Mas para empreender é preciso ter um cenário, condições para se abrir facilmente uma empresa, quanto para fechá-la. Afinal, eu posso abrir uma empresa hoje e se não der certo e, for fácil fechar, logo, logo eu abro outra. Então, nós podemos sim ter essa mentalidade de um piauiense arrojado que não pense só em emprego público”, explicou.

 

Muitas indústrias realizaram eventos para marcar a passagem deste 25 de maio. A Cerealista Industrial Vale do Parnaíba – CEVAP, por exemplo, festejou com os seus mais de 100 colaboradores em torno de um café da manhã, com direito a momento de descontração laboral.

 

A diretora do RH, Angela Alves, disse que, “esse é um momento de descontração, mas também de interação da empresa com todos os seus colaboradores”.

 

Ela destacou ainda que a preocupação da empresa com a questão do trânsito. “Veja, nós lembramos aqui a importância do mês amarelo, que chama a atenção para os cuidados que devemos ter ao dirigir. Isso serve tanto para os nossos motoristas, como para os colaboradores nos seus deslocamentos para a empresa e para casa”, explicou.

 

Francisco Alex do Carmo falou em nome dos colaboradores. Ele ressaltou o momento de integração com os colegas e enfatizou o orgulho de pertencer à categoria dos industriários.

 

“É muito gratificante saber da importância do nosso trabalho. Saber que parte daquilo que produzimos aqui vai parar na mesa das pessoas. Isso é muito compensador”, enfatizou.

 

Para a consultora Márcia Nascimento este é um momento de descontração e reconhecimento do trabalho dos colaboradores. “Essa é uma data que jamais poderia passar em branco para nós. Hoje pudemos conversar mais diretamente com eles (colaboradores). Levamos uma palavra de incentivo e confiança. Pudemos ainda realizar uma pequena ginástica laboral, e, tudo isso, é muito relevante no dia a dia dos nossos colaboradores.

 

Os diretores Marcelo Filho e Camila Sousa estiveram presentes em todos os momentos. Essa integração com a equipe já faz parte do dia a dia deles na indústria.

 

Marcelo Filho acompanhou nossa equipe no parque industrial. Nos mostrou as unidades de beneficiamento de grãos. Disse que hoje, “nós produzimos dois milhões de quilos de flocão de arroz e milho. Nossos produtos já podem ser encontrados nas prateleiras de mercadinhos e supermercados do Piauí, Ceará e Maranhão”.