A polêmica sobre o descarte de 30 animais em Parnaíba, no litoral do Piauí, continua gerando repercussão no Estado. Os cães e gatos, supostamente abandonados por uma clínica veterinária, podem resultar em acusações criminais contra os proprietários do estabelecimento. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí – CRMV/PI, não descarta a possibilidade de intervir na clínica envolvida nesse caso de abandono de corpos de animais no litoral.
Em entrevista ao Jornal do Piauí, da TV Cidade Verde, o presidente do CRMV/PI, Anísio Lima, expressou a disposição da entidade em intervir, destacando a gravidade da situação em meio a uma sociedade cada vez mais preocupada com o bem-estar animal. Ele ressaltou que aguarda os resultados da investigação da Polícia Civil para tomar as medidas necessárias.
Os animais foram encontrados durante a limpeza do local na última quarta-feira (24). Apesar de não haver evidências, suspeita-se que a clínica veterinária realizou um descarte inadequado dos animais, que estavam infectados com virose. Anísio Lima considerou a situação “abominável” e mencionou a possibilidade de responsabilização não apenas da clínica, mas também do responsável técnico pelo estabelecimento, caso seja comprovada a autoria do ato.
A investigação, baseada na Lei 5.517 e em resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), será conduzida pelo CRMV/PI para aplicação de possíveis punições aos responsáveis por essa ação. Além da PC/PI e do CRMV-PI, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh/PI) também está acompanhando o desdobramento do caso.
Move Notícias