Move Notícias

Publicado em: 22 janeiro 2024 às 15:55 | Atualizado em: 23 janeiro 2024 às 08:56

Reformas de Milei podem atrair investidores, diz ex-executivo de RI do Meli e Nubank

As medidas austeras devem gerar bons frutos no fututo diz Sandler – Foto: Reprodução

O governo de Javier Milei na Argentina está implementando medidas alinhadas com suas promessas de campanha, buscando reduzir a interferência estatal na economia. São medidas de choque, até mesmo antipáticas e impopulares, mas que visam superar o plano gradualista pró-mercado do ex-presidente Mauricio Macri. O ex-executivo de Relações com Investidores (RI) do Mercado Livre (MELI) e do Nubank (NU), Federico Sandler, acredita que essas ações têm potencial para atrair investidores, diferentemente do plano anterior.

Em entrevista à Bloomberg Línea, Sandler compartilhou suas expectativas para ofertas públicas iniciais (IPOs) de empresas latino-americanas em 2024. Ele afirmou que as reformas propostas por Milei, apesar de desafiadoras, podem levar a um crescimento significativo nos investimentos e na confiança na Argentina.

Sandler, atualmente na Spider Investments, destacou a importância de levar as reformas do papel para a realidade. Ele expressou otimismo sobre o potencial de recuperação do protagonismo da Argentina no cenário de inovação e empreendedorismo, lembrando que o país já foi líder na criação de unicórnios (startups com valor superior a 1 bi de dólares americanos).

O executivo mencionou a resiliência das empresas argentinas diante dos desafios econômicos e elogiou o talento do capital humano do país em áreas como inteligência artificial, criptomoedas e fintech. Ele ressaltou a necessidade urgente de implementar as reformas para atrair investimentos, tornando a Argentina extremamente atraente para empresas tecnológicas, energéticas e agroindustriais.


“Ainda estamos a tempo de realizar as reformas necessárias; vai doer, teremos que suportar um aumento da inflação, uma redução nos gastos públicos, mas, à medida que essa variáveis macroeconômicas começarem a se normalizar, teremos um crescimento significativo nos investimentos e na confiança na Argentina”, disse o executivo.


Sandler também abordou o cenário de IPOs na América Latina, destacando que empresas com vantagens competitivas sustentáveis, modelos de negócios escaláveis, gestão competente e mercados potenciais amplos têm potencial para realizar IPOs conforme as condições de mercado se recuperam.

Ele identificou oportunidades no setor digital latino-americano, especialmente em fintech, pagamentos, comércio eletrônico, logística e supply chain. Sandler previu um aumento no número de IPOs de empresas B2B e B2C nos próximos anos, sublinhando que a região ainda está em uma fase inicial no desenvolvimento de tecnologias por fintechs.