Move Notícias

Publicado em: 21 janeiro 2024 às 06:00 | Atualizado em: 21 janeiro 2024 às 08:39

Por que planejar?

Por Cláudia Claudino

Estamos iniciando mais um ano, e se você ainda não fez seu planejamento, avalie a possibilidades de fazer agora. Por que planejar?

O planejamento faz parte da boa administração. Através dele, reduzimos o tempo de execução das tarefas, gerando redução de custo, e proporcionando oportunidade para que outras demandas sejam feitas. Quando não se planeja, corre-se o risco de acontecer um retrabalho, que pode ser gerado por equívocos, falha na comunicação, mas principalmente pela falta de planejamento, onerando valores de produção, além de gerar desperdício de material, tempo e prejudicar a qualidade final do serviço ou produto.

Tais observações referem-se ao ambiente de trabalho, mas não é apenas nesse aspecto que vemos a falta de organização nos impedir de crescer, o planejamento pessoal e tão importante quanto. Assim sendo, já iniciou a atividade física? E aquele livro que iria iniciar? A viagem tão sonhada? A dieta após as festas de final de ano? O que realmente se concretizou? Esperar a próxima semana? A próxima segunda-feira? Não, o momento é agora. Dar o primeiro passo na direção da realização das metas desejadas, após serem planejadas, é seguir rumo a ação, enfrentando os obstáculos ao longo da caminhada, edificando nossa construção com cada pedra encontrada.

Sempre gostei de planejar, e era até de uma forma exagerada, que me tornava uma pessoa estressada, intransigente e impaciente. O tempo, as experiências vividas e a maturidade mostraram-me que não precisava tanto, e que meu planejamento poderia acontecer, mas entendendo que nem tudo sairia como planejado e que o inesperado poderia acontecer, que o tempo de Deus não é o tempo do homem.

Os atrasos acontecem, e o resultado poderia ser até melhor do que o planejado, onde a comunicação é de extrema importância para a realização das tarefas e êxito do planejado, que devemos identificar as habilidade de cada pessoa e colocá-la na função adequada, onde desempenhará melhor seu talento e que se seu planejamento não saiu exatamente conforme desejava, é porque não era para ser, que o que deveria ter acontecido não aconteceu porque você não foi organizado ou seguiu as diretrizes necessários, mas simplesmente porque não era assim que devia ter sido, nos dando a certeza de que fez o melhor dentro daquilo que era possível ser realizado.

Cresci e evolui neste quesito. Continuo planejando, mas já não me estresso com as intercorrências. Aprendi que problemas são oportunidades de crescimento e que os planos de Deus para nossas vidas são superiores aos nossos. Aprendi que o que deve ocorrer, será no tempo certo. Meu nível de ansiedade diminuiu e eu aprendi a apreciar cada segundo da minha vida, aqui e agora. Este foi o caminho que me levou a felicidade.

Que tal escrever agora as metas de 2024? Que sejam aquelas que realmente possam ser realizadas e alcançadas, sem que tenha que mover céus e terra, pois o mais importante é dar o primeiro passo em direção à mudança que deseja para a sua vida, principalmente aquelas que te levarão a um ser humano melhor, um passo de cada vez e criando novos desejos à medida que se torna mais confiante de que pode realizar algo imenso aos seus olhos, desenvolvendo suas capacidades de planejar e a partir disso, conquistar. Feliz 2024!