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Publicado em: 1 junho 2024 às 08:34 | Atualizado em: 1 junho 2024 às 08:36

123milhas lança site para clientes reivindicarem reembolsos

Por Wagner Albuquerque

Foto: Reprodução.

A empresa 123milhas criou um site para reunir os dados de todos os consumidores lesados e com valores a receber dos pacotes de viagem vendidos, mas não disponibilizados. A medida foi tomada a pedido da Justiça de Minas Gerais, com o objetivo de centralizar as informações e facilitar o processo de recuperação dos créditos dos clientes prejudicados.

Segundo o Procon-SP, que atua como amicus curiae no processo de recuperação judicial da 123milhas, o site receberá todos os documentos que comprovem as compras feitas pelos consumidores. Entre os documentos aceitos estão e-mails com a confirmação do pagamento aprovado, faturas de cartão de crédito e comunicações da empresa confirmando a contratação dos pacotes de viagem. Os clientes devem acessar o site https://administracaojudicial.kpmg.com.br/habilitação para registrar suas informações.

O Procon-SP também afirma que apresentará um pedido para que todos os dados dos consumidores que registraram reclamações anteriormente e que já foram enviados para a recuperação judicial sejam contemplados no novo site. “No entendimento do Procon-SP, esta medida é importante para que os consumidores que já cadastraram suas reclamações no órgão, à época, não tenham que refazer todo o procedimento, além de considerar a possibilidade de que estes possam não ser informados sobre o novo site e, desse modo, percam prazos ou sejam excluídos do processo”, diz a nota oficial.

A 123milhas teve seu pedido de recuperação judicial aceito pela 1ª Vara Empresarial de Belo Horizonte em 31 de agosto, após acumular dívidas de R$ 2,3 bilhões. A empresa solicitou a suspensão de ações de credores e consumidores por 180 dias. No mesmo mês, a MaxMilhas, outra empresa pertencente aos fundadores Ramiro e Augusto Júlio Soares Madureira, também entrou em recuperação judicial. Durante a pandemia de covid-19, entre 2020 e 2021, as empresas capitalizaram-se significativamente com a venda de milhas, prática que, ao inflacionar o mercado, gerou dificuldades financeiras subsequentes.