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Publicado em: 9 maio 2024 às 09:09 | Atualizado em: 9 maio 2024 às 09:11

Prejuízo e saída do Brasil, entenda a situação delicada do Outback

Por Wagner Albuquerque

Loja Outback no Brasil. Foto: Reprodução.

A Bloomin’ Brands, empresa controladora da rede de restaurantes Outback Steakhouse, reportou um prejuízo significativo de US$ 83,9 milhões no primeiro trimestre de 2024. Os números foram divulgados hoje no relatório financeiro trimestral.

Este prejuízo contrasta com o lucro de US$ 91,3 milhões registrado no mesmo período do ano anterior, marcando uma reversão substancial. Além disso, a receita total diminuiu em 3,4% em relação ao ano anterior, totalizando US$ 1,19 bilhão. Estes dados abrangem todas as operações globais da empresa, incluindo suas diversas marcas: Carrabba’s Italian Grill, Fleming’s Prime Steakhouse & Wine Bar, Bonefish Grill, Aussie Grill restaurants e o próprio Outback Steakhouse.

No relatório, a empresa atribui a queda nas receitas principalmente a:

  • menores vendas comparáveis ​​de restaurantes, incluindo o impacto da mudança de uma semana no calendário fiscal;
  • o impacto líquido do fechamento e abertura de restaurantes;
  • o impacto das isenções do imposto no Brasil durante 2023.

Segundo apuração, a controladora dos restaurantes avalia saídas para deixar o negócio no Brasil. No relatório, a Companhia anunciou que está “revendo alternativas estratégicas para operações no Brasil”.

“Operações que tenham o potencial de maximizar valor para nossos acionistas, incluindo, mas não se limitando a, uma possível venda das operações”.

O Conselho de Administração contratou o BofA Securities como seu consultor financeiro.

A Bloomin’ Brands possui 159 restaurantes da rede Outback no Brasil, mas também possui unidades dos restaurantes Abbraccio e Aussie Grill no Brasil. A rede chegou ao Brasil no ano de 1997, com a inauguração da primeira unidade na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. A rede de restaurantes também está em 23 países nas Américas, Ásia e Oceania.