Pro Douglas Ferreira
A Comissão de Segurança do Senado Federal aprovou um convite para que o bilionário Elon Musk participe de uma sessão na Câmara Alta. Os senadores desejam que Musk esclareça suas acusações contra o STF, especialmente aquelas direcionadas ao ministro Alexandre de Moraes.
Alguns senadores consideram as acusações do empresário extremamente sérias e graves, e acreditam que precisam ser esclarecidas e investigadas. O Senado também planeja ouvir o jornalista Michael Shellenberger, cujas declarações desencadearam o embate entre Musk e Moraes. Shellenberger foi convidado pela Comissão de Comunicação do Senado e já confirmou sua presença.
Na quinta-feira (11), a Comissão de Comunicação do Senado deverá ouvir o jornalista Michael Shellenberger, responsável pelo chamado ‘Twitter Files Brazil’. As opiniões de Shellenberger, baseadas em trocas de e-mails com reclamações de empregados do antigo Twitter entre 2020 e 2022, precederam o conflito entre Elon Musk, proprietário da rede social, e o ministro do STF Alexandre de Moraes.
Shellenberger esteve no Senado na terça-feira (9) ao lado do deputado federal gaúcho Marcel Van Hatten (Novo), que intermediou a visita do ativista ao Brasil, e conversou com senadores da oposição, incluindo o líder do grupo, Rogério Marinho (PL/RN). No dia 3 de abril, o jornalista divulgou e-mails nos quais funcionários do Twitter alegam que autoridades solicitam informações que contradizem a legislação brasileira.
O termo “Twitter Files” começou a ser utilizado no final de 2022 para se referir a medidas de moderação, reveladas a partir de documentos internos da rede que remontam a anos anteriores à gestão de Musk. Shellenberger afirma que decidiu pesquisar sobre os arquivos do Twitter no Brasil motivado por uma viagem que faria ao país para participar do Fórum da Liberdade, realizado em 4 e 5 de abril em Porto Alegre.
Segundo ele, a iniciativa foi realizada de forma autônoma, sem o conhecimento de políticos brasileiros. Sua participação no Fórum da Liberdade e a entrevista concedida à Folha, no entanto, foram intermediadas por Van Hattem, conhecido por suas críticas a Moraes.
O empresário Elon Musk ainda não foi oficialmente convidado.