A Fundação informou que o fogo começou na rede externa no quadro de medição de energia; não houve vítimas
Um princípio de incêndio atingiu a rede elétrica da Unidade Básica de Saúde – UBS do bairro Taquari, na zona leste de Teresina. O fato aconteceu nessa quarta-feira (26) e assustou profissionais e pacientes da Unidade Básica de Saúde.
O fogo teria começado na ligação da rede externa com o quadro de medição de energia da Unidade de Saúde. Por sorte, as chamas não se espalharam. Portanto, não houve danos à estrutura do prédio como também não houve pessoas feridas.
A Fundação Municipal de Saúde – FMS, assegurou em nota que “a equipe de engenharia já está providenciando os devidos reparos, mas ainda não há previsão de reabertura da UBS do Taquari. A recomendação é que a comunidade procure atendimento nas UBSs dos bairros próximos”.
Um fato chama a atenção: os casos cada vez mais comuns de incêndios em unidades de saúde da Prefeitura de Teresina. Em março passado foi o Hospital Municipal do Dirceu II que também sofreu um incêndio na fiação elétrica.
Talvez já tenha passado da hora da FMS realizar um mutirão de ações preventivas em toda a rede de Atenção Básica do município. São ao todo 90 Unidades Básicas de Saúde – UBS, sendo 2 UBSs de apoio, destas 15 unidades rurais, que atendem demandas agendadas e espontâneas.
Ou será que a Fundação só vai agir após ocorrer uma tragédia. Pelo andar da carruagem falta pouco.
Veja a nota da FMS na íntegra:
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que ontem (26) ocorreu um foco de incêndio na ligação da rede externa com o quadro de medição de energia da Unidade Básica de Saúde do Taquari, que não se espalhou. Portanto, não houve danos à estrutura nem pessoas feridas.
A FMS informa que sua equipe de engenharia já está providenciando os devidos reparos, mas ainda não é possível dar uma previsão de reabertura da unidade. No momento, a orientação é que a população procure atendimento nas UBS dos bairros próximos.