Por Douglas Ferreira
Após o fenomenal sucesso do Corolla Cross, a Toyota está pronta para agitar o mercado automotivo dos SUVs mais uma vez. Recentemente, a empresa anunciou que lançará um SUV híbrido flex inédito no Brasil a partir do final de 2024, após um investimento de R$ 1,7 bilhão na fábrica de Sorocaba, em São Paulo.
Agora, parte do mistério em torno desse lançamento parece ter sido desvendada. Na Indonésia, a marca japonesa apresentou o Yaris Cross, um novo SUV compacto construído sobre a plataforma DNGA, uma versão simplificada da base TNGA utilizada no Corolla e no Corolla Cross.
O novo Yaris Cross, destinado ao mercado brasileiro, apresenta algumas diferenças em relação à versão europeia. Ele é 13 cm mais comprido, totalizando 4,31 m, e possui um entre-eixos de 2,62 m, apenas 2 cm menor do que o do Corolla Cross. Essas dimensões generosas garantem um amplo espaço interno, uma característica essencial para um veículo desse tipo. Além disso, o porta-malas será o maior da categoria, uma vez que as baterias ficarão localizadas abaixo do banco traseiro.
Visualmente, o Yaris Cross adota linhas mais esportivas, reminiscentes de SUVs maiores da marca, como o RAV4. O interior promete simplicidade, porém com uma tela de 10,1 polegadas na central multimídia, além do já mencionado espaço interno generoso.
Na versão da Indonésia, o carro possui teto solar panorâmico, painel digital, carregador de celular por indução e porta-malas com abertura elétrica. Sob o capô, o modelo híbrido conta com um motor 1.5 de 91 cv, auxiliado por um motor elétrico de 80 cv, totalizando 112 cv de potência.
Quanto aos concorrentes no Brasil, o novo SUV híbrido do Yaris deverá competir com as versões intermediárias e de topo de diversos compactos do segmento, como Fiat Pulse, Peugeot 2008, VW T-Cross, Chevrolet Tracker, entre outros. Considerando que motorizações híbridas costumam ter preços mais elevados, a concorrência será acirrada entre modelos com tecnologias semelhantes e preços competitivos.