O jornalista foi denunciado por ter segundo a vítima, que teve o nome preservado, depois de ter supostamente ter dado um tapa nas nádegas dela. O assédio sexual teria ocorrido enquanto ela assistia a um show, no Festival de Pedro II. A importunação teria sido presenciada por outras pessoas que estavam no local.
O jornalista Francisco Barbosa é assessor de comunicação da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí – OAB/PI. O assessor também foi autuado por desacato à autoridade. É que ele ofendeu e desrespeitou os policiais que o abordaram. Barbosa precisou ser algemado e levado para a Delegacia de Polícia Civil.
Desrespeitoso
O delegado André Moreno informou que o acusado demonstrou total falta de respeito com a polícia. Francisco Barbosa foi liberado após passar pela audiência de custódia.
O que é Importunação sexual?
É um crime que consiste na pratica ato libidinoso contra alguém sem o seu consentimento. Isso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro.
A importunação sexual viola a dignidade, a liberdade e a integridade física e psicológica da vítima. Pode causar danos irreparáveis à sua saúde mental e emocional. Por isso, é importante denunciar esse crime e buscar apoio jurídico e psicológico para enfrentar essa situação.
A pena prevista é de reclusão de um a cinco anos, se o ato não constitui crime mais grave. Esse tipo de conduta pode ocorrer em diversos contextos, como no ambiente de trabalho, no transporte público, na rua ou em qualquer lugar onde haja aglomeração de pessoas.
Nossa redação procurou entrar em contato com o jornalista Francisco Barbosa mas não conseguiu localizá-lo. Entretanto, desde já está assegurado espaço neste portal para que ele possa se defender das acusações ou apresentar sua versão dos fatos.
Por Douglas Ferreira com informações do Machete Net