Um incêndio de grandes proporções atingiu o pátio de veículos apreendidos da Polícia Rodoviária Federal – PRF, em Campo Maior, a 80 km ao Norte de Teresina, na tarde desta segunda-feira, 4. O fogo consumiu parte de dois caminhões que estavam no local. Mas foi controlado pelos homens do Corpo de Bombeiros por volta das 16h.
O foto começou em uma área de mata próxima ao pátio e rapidamente se espalhou até atingir as instalações da PRF. Até o fechamento da reportagem não havia sido divulgado um número exato de veículos atingidos pelas chamas. A situação se tornou preocupante devido às altas temperaturas neste BR O BRÓ (período mais quente do ano formado pelos mês findos em ‘bro’ que vai de setembro a dezembro). A vegetação seca e os ventos, contribuem para a propagação das chamas para outras áreas.
Além disso, o fogo também afetou a subestação de energia do município. Resultado: interrupção no fornecimento de energia elétrica em parte da região dos carnaubais. A empresa Equatorial Piauí, responsável pela distribuição de energia, esclareceu que o próprio sistema automático de reestabelecimento de energia entrou em ação para normalizar o fornecimento após a interrupção causada pelo incêndio.
Outros focos de incêndio foram registrados em bairros periféricos de Campo Maior. As chamas ameaçaram incendiar casas e assustaram moradores. Algumas famílias chegaram a abandonar as casas temendo o avanço do fogo.
A Equatorial Piauí destacou ainda que a prática de queimadas é considerada crime conforme o Código Penal Brasileiro e a Lei de Crimes Ambientais, com previsão de pena de reclusão e multa. A empresa informou que acionou o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil para combater as chamas.
O incêndio em Campo Maior ressalta a importância da prevenção de incêndios e da conscientização sobre os perigos das queimadas, especialmente em áreas de vegetação seca e climas propícios para a propagação do fogo.
Nota de Esclarecimento – Campo Maior
A Equatorial Piauí informa que, no início da tarde desta segunda-feira (4), uma queimada nas proximidades da Subestação do município de Campo Maior causou uma interrupção momentânea do fornecimento de energia para alguns clientes da região. Por meio de equipamentos automatizados, que restabelecem o fornecimento de forma automática em caso de interrupções, foi possível normalizar o serviço na área poucos minutos após o acontecimento.
A Distribuidora comunica que desde o início da ocorrência acionou o corpo de bombeiros e a Defesa Civil que já chegaram no local e seguem trabalhando no controle das chamas.
A Equatorial ainda alerta que a prática de queimadas é considerada crime conforme o Código Penal Brasileiro (Lei nº 2.848) e a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605), que estabelece pena de reclusão e multa.
Por Douglas Ferreira