Foi uma visita de cortesia. A empresária Cláudia Claudino já é uma entusiasta do trabalho do terceiro setor. O Grupo Claudino tem contribuído com instituições e organizações de assistência social da sociedade civil, há décadas. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae é uma delas.
“Eu recordo que o papai (João Claudino Fernandes) sempre apoiou a Apae”, declarou Cláudia Claudino.
Desde 2017, com a promulgação da Lei 6.951, que criou o Sistema Estadual de Incentivo à Inclusão e Promoção Social – SEIPs, que autoriza as empresas a utilizar uma parte do percentual do ICMS para financiar projetos sociais, o Grupo Claudino incrementou o apoio a outras instituições.
O percentual de renuncia fiscal autorizado pela lei, incialmente, era de 0,1% do que a empresa paga de ICMS por ano.
“Na gestão da professora Regina Sousa conseguimos aumentar esse percentual para 0,2%. Vamos continuar lutando no sentido de aumentar esse percentual para que muitas instituições seja, contempladas.
Na última quinta-feira, 15, a empresária esteve em Piripiri para a entrega de um projeto de energia solar, para à Apae da cidade.
“Veja, além de aprovar os projetos, nós também visitamos as instituições beneficiadas, pelo Piauí afora.”, esclareceu Cláudia.
Na manhã desta, quarta-feira, 21, a empresária visitou a Apae Teresina. Ela foi recepcionada pelo presidente Exton Cordão e por jovens e adultos assistidos pela instituição.
“A Apae de Teresina é uma instituição que há mais de meio século atende e assiste a demanda de pessoas excepcionais em nossa capital. Neste momento, a Apae precisa de apoio e nós fomos lá conhecer de perto esse trabalho e conhecer as demandas”, justificou Cláudia Claudina.
Nos próximos dias vai ser inaugurada a quadra de esportes da Sociedade Espírita João Nunes Maia, no bairro Santo Antonio, em Teresina. O novo equipamento vai receber o nome de Socorro Macedo Claudino.
“Fiquei muito feliz com essa homenagem à minha mãe. Eu conheço o trabalho desenvolvido por eles. Esta Ong possui creche, escola de balé e também judô. Com certeza estaremos presentes na inauguração da quadra”, concluiu Cláudia Claudino.
Por Douglas Ferreira