Por Douglas Ferreira
Acredite se quiser! Na cidade de Esperantina, no Norte do Piauí, uma tradição peculiar chama a atenção no Dia de Finados, 2 de novembro. Enquanto a maioria dos católicos celebra essa data com orações e visitas aos túmulos de seus entes queridos já falecidos, a população local participa de um ritual único: eles passam a noite nos cemitérios.
A comunidade local se junta em acampamento no interior do cemitério. Se concentram junto aos túmulos de parentes e amigos. Essa tradição ocorre no cemitério de Todos os Santos e Santas de Deus, localizado na comunidade Encanto, na zona rural da cidade Esperantina.
A prefeita do município, Ivanária Sampaio, compartilhou esse detalhe curioso e raro em suas redes sociais. No vídeo ela destaca a multiculturalidade da cidade. Nessa tradição, as famílias montam acampamentos entre os dias 1º e 2 de novembro, estendem redes, preparam chás e cafés, e permanecem ao lado dos túmulos de seus entes queridos durante a noite, em uma espécie de vigília.
Ivanária Sampaio cita no vídeo que essa tradição já se extende por cerca de 100 anos. Segundo ela, e as imagens confirmam, os moradores levam lanches e bebidas para a celebração no cemitério no Dia de Finados. Essa é mais uma curiosidade que você só encontra no Piauí.