Durante o seminário “Abril pela Segurança do Paciente”, realizado em abril passado, os biomédicos Thaiza Ferreira e Pedro Afonso Sousa, membros da equipe técnica do Hemopi, apresentaram a experiência no manuseio seguro de amostras durante um evento promovido pelo Ministério da Saúde. Evento em parceria com a Vigilância Sanitária de todos os Estados do Brasil.
A Campanha 2023 “Abril pela Segurança do Paciente” do Ministério da Saúde celebrou os 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente, compartilhando avanços, conhecimentos e práticas seguras. Além de destacar o papel dos serviços de saúde, profissionais e universidades na promoção da segurança do paciente, seguindo o exemplo de outros países.
Após a conclusão dos seminários estaduais, os expositores submeteram suas experiências para avaliação pelo Ministério da Saúde, que selecionou as melhores práticas. O Hemopi foi escolhido como um dos finalistas.
Em 18 de julho, o Ministério da Saúde realizou um webinário nacional para apresentar os avanços e permitir que os finalistas compartilhassem suas experiências exitosas. O Hemopi foi listado na categoria de Iniciativa em Hemocentro, mostrando que trabalha não apenas com a segurança dos pacientes, mas também com a doação segura de sangue, ressaltando a importância do trabalho em equipe. E mais, destacando a complexidade e atenção envolvidas nas atividades do laboratório de imunohematologia do doador.
“Nós como Hemocentro mostramos que trabalhamos com a segurança não só do paciente, mas também do doador, além de mostrarmos de perto como funciona nossos Laboratórios de Imunohematologia Doador/Paciente, a complexidade e atenção no qual realizamos nossas atividades, também enfatizamos a importância do trabalho em equipe. Essa é uma conquista de todos nós”, disse Thaiza Ferreira, biomédica responsável pelo Laboratório de Imunohematologia Doador.
Essa conquista foi celebrada por toda a equipe do Hemocentro, demonstrando o comprometimento da instituição com a segurança e o cuidado com seus pacientes e doadores. As iniciativas selecionadas durante a Campanha “Abril pela Segurança do Paciente” estão disponíveis no site do Programa Nacional de Segurança do Paciente para consulta e compartilhamento de conhecimentos: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/dahu/pnsp/seguranca-do-paciente.