Move Notícias

Publicado em: 8 agosto 2023 às 19:22 | Atualizado em: 9 agosto 2023 às 08:11

Empresa artesanal em São Raimundo Nonato nasce de brincadeira de infância

O que começou como uma brincadeira de criança se transformou em um empreendimento de sucesso para José Antônio, um artesão habilidoso de São Raimundo Nonato, no extremo Sul do Piauí. Com aprendizado em entalhe de madeira desde jovem, José Antônio, que trabalha há 40 anos com peças artesanais, viu seu negócio prosperar após receber consultoria de design oferecida pelo Sebrae/Piauí.


“Desde os cinco anos, eu já trabalhava com madeira para fazer meus próprios brinquedos. Naquela época, também auxiliava meu pai na produção de cerâmica e cestaria para nossa casa. Com o tempo, começamos a produzir para venda e assim minha carreira como artesão profissional começou”, compartilha José Antônio.


Inicialmente, a produção de José Antônio focava em esculturas de animais e arte sacra. Posteriormente, passou a fabricar utensílios domésticos. No entanto, em 2017, a orientação recebida através do Sebrae/Piauí trouxe uma mudança radical para seus produtos.


“O Sebrae trouxe o designer Renato Imbroisi para uma consultoria com artesãos da nossa região. Participei e fui orientado a criar peças que refletissem o Parque Serra da Capivara. Foi nesse momento que meus utensílios passaram a incorporar inscrições rupestres, transformando-se em produtos únicos de alto valor agregado”, destaca o artesão hoje empresário.


José Antônio, agora proprietário da Arte em Madeira Coração de Negro, nomeada após a madeira que ele utiliza como matéria-prima, produz petisqueiras, utensílios de cozinha, colares, chaveiros, brincos e outros produtos que trazem consigo a história da Serra da Capivara, berço do homem americano.

No entanto, a transformação no conceito das peças não foi o único fator responsável pelo sucesso da Arte em Madeira Coração de Negro, que agora atende diversas cidades do Brasil, incluindo grandes centros como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Para alcançar esses mercados, José Antônio precisou investir na qualidade e no acabamento das peças.

“Através das capacitações e feiras promovidas pelo Sebrae, percebi a importância de aprimorar continuamente a qualidade e o acabamento dos produtos. O conhecimento e a experiência me possibilitaram chegar mais longe. Sou imensamente grato ao Sebrae pelas oportunidades que me permitiram aperfeiçoar ainda mais meu trabalho”, declara.

Hoje, José Antônio vende aproximadamente 300 peças por mês, variando de R$ 5 (ímãs e outros souvenires em miniatura) a R$ 500 (mesas e tamboretes). Com a chegada da Sala do Empreendedor em São Raimundo Nonato, fruto da parceria entre o Sebrae e a prefeitura municipal, ele planeja expandir ainda mais seu negócio.


“Nos últimos dois meses, desde a inauguração da sala, participei de várias capacitações. Recentemente, exibi e vendi meus produtos na Feira de Negócios da Serra da Capivara, obtendo excelentes resultados. Espero por mais ações do Sebrae que impulsionem o artesanato em nossa região”, conclui entusiasmado.


A Sala do Empreendedor de São Raimundo Nonato funciona no mesmo edifício da Casa da Memória, localizado na Rua Professor José Leandro, 247 – Centro. Os empreendedores são atendidos por Agentes de Desenvolvimento capacitados pelo Sebrae/Piauí.