Por Douglas Ferreira
A escalada alarmante da violência no Piauí tem despertado preocupação, revelando um cenário assustador de crimes cada vez mais brutais. Nos últimos anos, tanto na capital quanto no interior do Estado, tem sido evidente o aumento da brutalidade empregada pelas facções criminosas.
De Cristalândia a Cajueiro da Praia, esses grupos têm deixado sua marca através de ações violentas e chocantes. Nesta quinta-feira, dia 28, mais um episódio macabro veio à tona: dois corpos carbonizados foram encontrados dentro de um veículo, na divisa entre o Piauí e o Estado de Pernambuco.
A polícia suspeita que as vítimas tenham sido mortas em outro local e seus corpos ‘desovados’ onde foram encontrados, na zona rural de Acauã, no Sul do Piauí. Esse local remoto tem sido frequentemente utilizado como cenário para atrocidades cometidas pelo crime organizado, que avança impiedosamente pelo interior do Estado.
O Piauí ainda não esqueceu os três homicídios registrados em 48 horas no município de Avelino Lopes, a 790 km ao Sul de Teresina. Todos os crimes estão relacionados a facções criminosas atuantes na cidade, afirma a Polícia Civil.
Em junho do ano passado dois turistas forma executados em plena praia de Atalaia, em Luís Correia. Os dois jovens eram moradores do bairro Buenos Aires em Teresina e estavam em uma excursão ao litoral. Ambos foram mortos por faccionados.
Em setembro do ano passado três trabalhadores foram assassinados no bairro Planalto em Parnaíba, numa emboscada preparada para faccionados. As vítimas são Antônio Santos Souza, de 37 anos, Joaquim Severiano da Silva Filho, de 47 anos e Leandro dos Santos Oliveira, de 38 anos, que trabalhavam em uma obra no município de Luis Correia. Eles foram mortos por engano.
Diante de tudo isso, o piauiense está assustado. A violência antes restrita grandes cidades se interiorizou juntamente com o narcotráfico e as facções criminosas que quando não se matam pelo controle dos pontos de venda, assassinam inocentes.
A Polícia Civil do Piauí está determinada a investigar esses crimes hediondos, buscando trazer justiça e segurança para a população diante do avanço preocupante do crime organizado. Apesar dos esforços visíveis do Estado pouco ou nada tem adiantado diante avanço do crime organizado em todo o Piauí.