Por Douglas Ferreira
Uma recente pesquisa Datafolha revelou que o consumidor brasileiro está enfrentando dificuldades crescentes para pagar suas contas e colocar comida na mesa, e essa situação reflete em uma percepção negativa da economia durante o governo Lula III. Os números da pesquisa indicam uma tendência de piora na economia, na inflação e no desemprego, o que resulta em uma visão desfavorável do governo por parte da população.
De acordo com os resultados, mais brasileiros acreditam que a economia do país piorou nos últimos meses em comparação com aqueles que veem melhorias. Houve um aumento na porcentagem daqueles que preveem um cenário de mais inflação e desemprego, e também um aumento naqueles que relatam uma deterioração em sua própria situação econômica.
A pesquisa, realizada nos dias 19 e 20 de março, mostrou uma oscilação negativa na taxa de reprovação do presidente Lula, que passou de 30% para 33% em relação ao levantamento anterior, realizado em dezembro. Essa deterioração nas percepções atuais e futuras da economia ocorre em níveis significativos, na maioria dos casos, fora da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Análises indicam que essa perda de popularidade do presidente pode estar relacionada a falas polêmicas recentes e revezes no Congresso. Além disso, a pesquisa sugere que a estagnação da economia nos últimos trimestres de 2023 e a lenta recuperação em 2024 podem ter contribuído para essa percepção negativa, assim como o aumento nos preços dos alimentos no início do ano, causado por problemas climáticos em regiões produtoras.
Apesar de algumas boas notícias, como o aumento no volume de serviços e a criação de novas vagas formais de emprego, a avaliação sobre a economia permaneceu desfavorável. A expectativa de que a economia irá melhorar nos próximos meses também diminuiu, enquanto as previsões de aumento na inflação e desemprego aumentaram.
A pesquisa revela uma divisão significativa nas percepções econômicas entre os eleitores de Lula e Bolsonaro, com os últimos apresentando índices mais pessimistas. Enquanto os eleitores de Lula tendem a acreditar em uma melhoria na situação econômica pessoal e no futuro do país, os eleitores de Bolsonaro estão mais propensos a prever uma piora nesses aspectos.
Em resumo, a pesquisa Datafolha destaca uma percepção negativa generalizada da economia no governo Lula III, refletindo um sentimento de incerteza e preocupação entre os brasileiros em relação ao futuro econômico do país.