O município de Cocal, no Norte do Piauí, apresentou crescimento na cadeia de produção do mel e se tornou um dos principais polos de exportação. No ano passado, segundo dados da Fruta Mel, a cooperativa dos produtores do município, as exportações bateram a marca de R$ 1 milhão.
O prefeito Nonatinho do Sindicato comemorou o avanço da produção. Segundo o gestor, foram os investimentos realizados para proporcionar o crescimento. A extração do mel dentro dos padrões da vigilância sanitária é um dos exemplos.
“Estamos preparados, em Cocal, para a cadeia do mel. Construímos três casas para a extração do mel dentro da instrução, dentro dos padrões do ministério, com toda a sanidade necessária e hoje pode receber o selo de inspeção para a venda desse mel”, disse.
Nonatinho do Sindicato destacou que é preciso novos avanços para potencializar ainda mais a cadeira produtiva. Ele pontuou que a gestão busca agora a implantação do Sistema Municipal de Inspeção para logo depois avançar para outras legalizações. A apicultura no município conta com apoios do Sebrae e Codevasf.
“Nossa luta é para legalizar a produção do mel, haja vista que hoje temos uma produção em grande escala. O mel de Cocal é totalmente silvestre. Não temos nenhum tipo de aditivo, nenhum tipo de alimentação artificial. Cocal tem uma florada diversificada durante todo o ano. Além da florada de inverno, temos a florada de verão”, finalizou.