Por Douglas Ferreira
A atuação da Polícia Rodoviária Federal nas 10 BRs que cruzam o Piauí está gerando resultados positivos. Quase diariamente, a PRF realiza apreensões de drogas, armas, contrabando ou mercadorias em situação de descaminho.
No último domingo, durante uma abordagem na BR 316, no município de Picos, no Sul do Piauí, mais de 2,6 kg de ouro, rebites e munições foram apreendidos. A carga, proveniente do Pará, estava destinada ao interior de Pernambuco.
Tanto o ouro quanto as drogas e munições foram retidos, e os condutores do veículo foram encaminhados à Central de Flagrantes de Picos. Confira os detalhes da abordagem da PRF que resultou na apreensão desses itens.
Durante a operação, o condutor, de 37 anos, e um passageiro, de 22 anos, foram detidos em flagrante. O ouro, que totalizava 2,6 kg em barras, juntamente com 32 rebites e 2 munições de calibre 5.56, foram encontrados nas vestimentas do motorista. Questionado sobre a origem do ouro, o condutor afirmou apenas estar realizando o transporte e receberia uma quantia de R$ 2.000 pelo serviço.
Ele alegou ter saído de Capanema, no Pará, com destino a Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco, sem ter conhecimento exato da quantidade de ouro transportada. Quanto aos rebites, o homem afirmou que eram para consumo pessoal. Esses comprimidos, contendo substâncias semelhantes às anfetaminas, são usados clandestinamente por motoristas profissionais como inibidores de sono.
Diante dos fatos, os dois ocupantes do veículo e o material apreendido foi encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil de Picos, onde responderão, inicialmente, por crimes como usurpação de bem da União (ouro), porte de droga para consumo (rebites) e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.