A cidade de Parnaíba, localizada a 333 km, ao norte de Teresina, sediou na noite desta sexta-feira, 16, o 1º Encontro de Mulheres Empreendedoras do Piauí. O encontro foi mais uma iniciativa do Movimento Empreender Piauí – Move, e reuniu cerca de 350 empresários, profissionais liberais e empreendedores em geral da planície litorânea.
Todos interessados em ouvir o que três das mais bem sucedidas empresárias do Piauí tinham a falar sobre suas experiências de vida pessoal e profissional. Após a exibição de dois vídeos institucionais sobre o MOVE teve início o ciclo de palestras.
A primeira a falar foi a empresária Van Fernandes. Ela fez um relato de sua vida, com a exibição de fotos da sua origem simples, num pacato povoado na Serra Diamantina, no interior baiano. Contou sobre sua vinda ao Piauí.
“Foi a minha primeira viagem a uma cidade grande e eu me encantei com Teresina, onde já residiam meus irmãos, o Kit, já falecido, e o Irineu Fernandes. Aqui comecei a trabalhar muito cedo. Trabalhar e estudar”, relatou.
Casou muito jovem e logo teve início a sua jornada para abertura da primeira empresa, que 36 anos depois, se tornou o Grupo Carvalho, uma grande rede de supermercados do Nordeste. “Iniciamos em 1986 e em 2019 o grupo foi cindido e hoje comandamos o Carvalho Super, através da- empresa Vanguarda”, explicou.
Van falou também dos desafios que teve que superar no meio corporativo. Mas, que firmou-se como empresária e hoje ocupa cargo de destaque na Associação de Supermercados do Brasil – ABRAS.
Durante a sua apresentação fez sorteios de panelas importadas. E ao final, interagiu com o público e até dançou.
Na sequência, foi a vez da empresária Raquel Vilar, diretora geral do Vilar Hospital de Olhos. Ela expor sobre sua experiência empresarial. Ela também resgatou um pouco da vida pessoal falando do início de tudo.
“Quando entramos na empresa era só meu marido e duas colaboradoras. Embora já tivesse formação acadêmica (Direito) tive que buscar conhecimentos do setor administrativo. Passei a estudar e fazer cursos e aplicar na empresa”, disse.
Ela conta que nunca foi fácil, mas que quebrou paradigmas, para empresariar de forma técnica. “Nosso crescimento foi planejado, com os pés no chão, E aquela empresa de dois funcionários e um médico conta hoje com 70 oftalmologistas, concluiu”.
Raquel Vilar foi bastante aplaudida pelo público.
A última a falar foi a empresária Cláudia Claudino. A diretora do Armazém Paraíba e também do Grupo Claudino revelou um lado de sua vida que poucos conheciam. Sua participação nas empresas, ao lado do pai, ainda em tenra idade.
“Eu nunca tirava férias. Minhas férias eram no Lojão Paraíba. Ou viajando com meu pai para uma fazenda no Maranhão. Só que rodávamos 400 km em um dia, pois a gente ia parando para visitar as filiais em Caxias, Codó, Bacabal…”, explicou.
Cláudia falou também de sua empresa de consultoria. Apresentou um vídeo sobre os Programa de Desenvolvimento de Liderança – PDL. Um instrumento usado para descobrir novos líderes no grupo.
“Gostaria de agradecer ao convite do MOVE e sugerir que o próximo encontro seja misto, que haja aqui homens e mulheres de sucesso falando de suas experiências”, concluiu.
Ao final ouve uma sessão de perguntas mediada pelo presidente do MOVE, empresário Arthur Feitosa. As três palestrantes responderam as dúvidas do público, de homens e mulheres.
“A gente já sabia que este seria um grande encontro, mas fomos surpreendidos pela participação do público e a riqueza da experiência pessoal e profissional de cada uma das palestrantes”, declarou Arthur Feitosa.
O empresário Marcelo Correia, organizador do evento, fez a entrega dos troféus às palestrantes e também aos patrocinadores.
“O sentimento é o do dever cumprido. Conseguimos realizar um grande encontro corporativo na nossa cidade. E isso nos deixa feliz e realizado sabendo que contribuímos para o engrandecimento do meio empresarial da nossa região”, concluiu.