Move Notícias

Publicado em: 31 maio 2023 às 15:55

𝙀𝙣𝙘𝙤𝙣𝙩𝙧𝙖𝙧𝙖𝙢 𝙪𝙢 𝙣𝙖𝙪𝙛𝙧𝙖́𝙜𝙞𝙤 𝙙𝙚 2.000 𝙖𝙣𝙤𝙨 𝙖𝙩𝙧𝙖́𝙨 𝙚 𝙛𝙞𝙘𝙖𝙧𝙖𝙢 𝙞𝙣𝙩𝙧𝙞𝙜𝙖𝙙𝙤𝙨: “𝙊 𝙥𝙧𝙞𝙢𝙚𝙞𝙧𝙤 𝙘𝙤𝙢𝙥𝙪𝙩𝙖𝙙𝙤𝙧”

Um naufrágio de 2.000 anos certa vez deixou os cientistas completamente perplexos. Mesmo com todas as suas ferramentas sofisticadas e tecnologia de ponta, eles estão coçando a cabeça sobre uma peça de engenharia antiga tão complexa quanto cativante.

 

Imagine isso: um antigo navio grego naufraga, afundando profundamente no azul do oceano. Avance dois milênios e estamos retirando das profundezas uma engenhoca tão misteriosa quanto mágica. Eles a chamam de “mecanismo de Anticítera”, um nome pomposo para o que é basicamente um computador vintage.

 

Agora, não me entenda mal, não estamos falando de um laptop com conexão Wi-Fi e a última atualização do Windows. Não, isso era um computador raíz, um dispositivo portátil que usava um sistema de disco à manivela para rastrear a dança celestial do sol, lua e cinco planetas.

 

E, se isso não fosse o suficiente para impressionar, este antigo gadget também atuava como um calendário, informando ao usuário a fase da lua e até o tempo dos eclipses.

 

O primeiro computador

Ansiosos para desvendar esse dispositivo antigo, cientistas do University College London começaram a reconstruí-lo usando modelos de computador 3D. “Acreditamos que nossa reconstrução se encaixa em todas as evidências que os cientistas obtiveram dos restos existentes até o momento”, afirmou Adam Wojcik, cientista de materiais da UCL, lá em 2021.

 

Mas não pense que foi tudo um mar de rosas. A equipe teve que ser criativa com seus cálculos, equilibrando engrenagens e rodas dentadas para “replicar o movimento do sol, lua e planetas corretamente em um espaço profundo de 25 milímetros”.

 

Você vê, os gregos supunham que tudo girava em torno da Terra. No entanto, os pesquisadores teorizaram que este dispositivo poderia ter exibido o movimento dos corpos celestes em uma série de anéis concêntricos.

 

Encontraram um naufrágio de 2.000 anos atrás e ficaram intrigados 2

Mas, mesmo com seus melhores esforços, eles não conseguiram dizer com certeza se tinham decifrado o código. Eles ficaram admirados, contemplando como uma ferramenta tão sofisticada foi criada em uma época em que a tecnologia era mais bronze do que digital, uma ferramenta tão avançada que não seria rivalizada até mil anos depois.

 

E, para adicionar outra camada ao mistério, eles não conseguiram descobrir para que servia. Era uma antiga ferramenta de ensino? Um brinquedo celestial para algum grego de alta patente? Ou talvez tivesse outro propósito, um que pudesse lançar luz sobre a rica tapeçaria da cultura grega?

 

O mecanismo de Anticítera não apenas confundiu nossos cientistas, mas também os fez ponderar uma pergunta instigante. Se os antigos gregos tinham a inteligência para criar esse tipo de engrenagem, quais outras maravilhas eles criaram que ainda estão para ser descobertas? Só o tempo dirá, mas por enquanto, o mecanismo de Anticítera permanece como um belo enigma do mundo antigo.

 

(Fonte: Mistérios do Mundo)